terça-feira, 16 de junho de 2009

Surgimento do Apostolado

Nascimento do Apostolado da Oração

O Apostolado nasceu perto de Le Puy, em Vals, na França, numa casa de estudos da Companhia de Jesus.
No ano de 1844, no dia da festa de São Francisco Xavier, o padre Francisco Xavier, S.J, Explicou a um grupo de estudantes, animados, como a oração e sacrifício poderiam levar preciosíssimo auxílio àqueles que trabalhavam na seara do Senhor.
As idéia proposta naquela ocasão, deram origem ao Apostolado da Oração, foram imediatamente
concretizadas por aqueles jovens, dentro do colégio; divulgadas, depois, por alguns sacerdotes nas região vizinhas, tornaram conhecidas em toda França, e não tardaram a ser conhecida por outras nações.

No Mundo

A divulgação do Apostolado da Oração (A.O.) no mundo deve-se sobretudo, ao padre Henrique Ramière, S. J. Foi ele o grande organizador e promotor do A.O.

No Brasil

O padre Bento Schembi fundou o primeiro Apostolado de Oração no Brasil no dia 30 de junho de 1867, no Recife(PE), na igreja de Santa Cruz, chegando a Pernambuco em 1865. Porém foi um centro isolado.
O padre Bartolomeu Taddei, fundou em Itu (SP) o primeiro núcleo do Apostolado de Oração em 1º de outubro de 1871, fundando outros centros em nível diocesano e nacional. Por este motivo, o é considerado o fundador e propagador no Brasil. Sendo também nomeado diretos por ter levado o Apostolado a todos os Estados.
O cardeal Dom Sebastião Leme falou que " o renascimento espiritual do Brasil é obra do Apostolado de Oração".
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, juntamente com o Amor Eucarístico do Apostolado de Oração, deu nova vida a prática da Religião, através da Consagração ao Sagrado Coração de Jesus, tanto individualmente, como através da consagração das famílias, através da consagração de municípios, de cidades, de Estados e de todo o Brasil.

Fonte: Pela Fé

0 comentários: